sexta-feira, 22 de abril de 2016

OPERAÇÃO  APIÚNA

1º ENCONTRO DE VIATURAS MILITARES EFSB
 
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Regional de Apiúna - SC
 
 
AVCFN SR-CURITIBA
 
 
domingo, 10 de abril de 2016
 
 
 
https://www.facebook.com/rbatv/videos/1714377885507427/?fref=nf
 
 
 
De 08 a 11 de abril de 2016, foi realizada a OPERAÇÃO APIÚNA onde uma representação da AVCFN S.R.Curitiba e da BPVMA deslocaram para a cidade de Apiúna-SC com a missão de participar da 1ª Exposição de Viaturas Militares EFSC, evento organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Regional de Apiúna-SC (ABPFSC), Comando do Anjo da Guarda Fest, com o apoio da Prefeitura Municipal de Apiúna.
Segundo os realizadores do evento, a exposição é uma maneira de comemorar com civismo e patriotismo e através das viaturas, homenagear o Exército. Dentro deste resgate de ferro e aço, também se resgata a alma do soldado que lutou, se alimentou, se feriu e até morreu em veículos como os aqui expostos. A exposição também homenageia os integrantes da Força Expedicionária Brasileira que combateram na 2ª Guerra Mundial.
 
 
 
 
   
 
O TREM APIÚNA:
 
O início do passeio turístico - histórico - cultural Estrada de Ferro Santa Catarina, se dá no centro da localidade de subida, Município de Apiúna-SC, altitude de 116m, as margens da Estrada Geral Subida.  Nos 2,8 km do trajeto, os visitantes são contemplados com um túnel de 68 metros, um viaduto de pedra com dois arcos em estilo românico com 12m de altura e uma passagem superior também em estilo românico, para então adentrar a um profundo corte de 170m de extensão.  A duração do passeio é de 45 minutos.
 
 
 
 
 
 
 
A D S U M U S
 
 
 
 
 
 
 
 

5º  GAC  AP

122º ANIVERSÁRIO

5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado
GRUPO  SALOMÃO  DA  ROCHA
CURITIBA  -  PR 
 

AVCFN  S.R.  CURITIBA


quinta-feira, 07 de abril de 2016


 
 
 
 
Dia 07 de abril de 2016 à convite do Ten-Cel Art Sanzio, comandante do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, comparecemos ao "Quartel do Boqueirão" para homenagear o 122º aniversário de fundação do Grupo Salomão da Rocha.   Conosco também esteve a Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas com sua tradicional exposição de viaturas.
 
 
 
 
  
    
 
 
A formatura foi presidida pelo Exmo. Sr. Comandante da 5ª Bda C Bld, Gen-Bda Ramirez e também contou com a presença do comandante da AD/5, Exmo. Sr, Gen-Bda Lancia, comandantes de área e autoridades civís e militares. Além das tradicionais salvas de canhão, a solenidade encerrou com desfile da tropa a pé, motorizado e blindado, sendo servido coquetel comemorativo para todos os convidados. 
 
 
 

 
 ARTILHARIA
MALLET   !!!
 
 

A D S U M U S

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
OPERAÇÃO RIOMAFRENSE

72º ANIVERSÁRIO   DO   5º RCC

5º Regimento de Carros de Combate
REGIMENTO TENENTE ARY RAUEN
 
RIO  NEGRO  -  PR 

 AVCFN  S.R.  CURITIBA

 
segunda-feira, 04 de abril de 2016
 
 
Operação : 
 
 
Escolta  e  Desfile do Regimento:
 
 
 
 
 Dias 03 e 04 de abril de 2016 participamos da OPERAÇÃO RIOMAFRENSE em conjunto com a Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas,  que deslocou através da BR-116 com destino a cidade de Rio Negro – PR um comboio de viaturas históricas com a missão de realizar um desfile motorizado em homenagem ao 72º Aniversário do 5º Regimento de Carros de Combate.   Nossa representação desfilou embarcada nas viaturas do Grupamento Naval Restaurado,  da BPVMA.
 
 
 
 
 
 
 
 
Além de comemorar os 72 anos do Regimento Tenente Ary Rauen, também foi inaugurado o Pavilhão Gen Leo Guedes Etchegoyen (ex-comandante do Regimento) que servirá de pavilhão de comando do novo aquartelamento do 5º RCC ainda em termino de construção.
Para inauguração foi convidado o filho do homenageado, o Exmo. Sr. General-de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, chefe do E.M.E. que também presidiu a solenidade acompanhado dos Exmos Srs. Gen-Div Freitas, Cmt da 5ªDE ; Gen-Div Adalmir Sub-Chefe de Mobilização do M.D.; Gen-Bda Hélcio, Chefe do CPEX ; Gen-Bda Ramires, Cmt da 5ªBdaCBld ; Gen-Bda Mansur, Cmt da 5ª RM e demais autoridades civis e militares, familiares e convidados do Regimento. A formatura militar foi encerrada com desfile a pé, motorizado e blindado do 5ºRCC e o desfile motorizado da BPVMA. Após a solenidade foi servido para todos os convidados um “costelaço” à gaúcha nas modernas garagens das vtrs Leopard.
 
 
 
 
 
 

5º RCC   -    AÇO !!!

 

A D S U M U S